sábado, 1 de fevereiro de 2014

Notícias do Jornal da Escola Ciência Viva




Somos alunos do 4º ano da EB1 Moinhos do Restelo e esta semana tivemos o privilégio de estar na Escola Ciência Viva. Foi uma semana inesquecível!

Cientista João Malva visita Escola Ciência Viva
O investigador Dr. João Malva foi o cientista convidado desta semana. Neurocientista português que trabalha no Centro de Neurociências e Biologia Celular, pertencente à Universidade de Coimbra, e localizado na Faculdade de Medicina. A área que João Malva explora é a área das neurociências. Atualmente lidera uma equipa de cientistas que se dedica ao estudo da regeneração do cérebro.
Para responder às nossas questões o professor pediu-nos para realizarmos uma entrevista ao nosso melhor com mais de 60 anos. Ficámos a saber que os neurónios são muito importantes para o funcionamento do corpo humano. Foi uma sessão muito emocionante!

Viagem ao Mundo dos micróbios
No Laboratório do pavilhão do conhecimento tivemos oportunidade de realizar uma experiência onde observámos através das placas de Petri várias colónias de micróbios em várias superfícies. Ficámos a saber que cada colónia representa um grupo bem definido de micróbios. As placas de Petri foram colocadas durante 4 dias numa estufa a uma temperatura de 37ºC.
Ainda no laboratório realizamos a atividade – Vamos fazer sabonetes! Aprendemos que ao colocar a mistura (glicerina, óleo de amêndoas doces, essência de lavanda e corante), nas formas estas solidificaram rapidamente. Adoramos esta oportunidade!

A Compota da Avó
Realizámos esta atividade na Cozinha é um laboratório onde concluímos que o açúcar é um conservante graças à osmose presente nos cristais de açúcar. No final provámos o doce e estava delicioso!

Esperamos que tenham gostado.












1 comentário:

  1. Parabéns a todos! Gostei muito da descrição da vossa semana. Tenho a certeza de que se irão lembrar desta semana durante muito tempo.

    ResponderEliminar